Postagens mais visitadas

domingo, 9 de abril de 2017

Azor Ahai II

AZOR AHAI

OBS: Essa era a minha teoria original sobre o Azor Ahai, mas por ironia a encontrei logo depois de ter postado um texto. até mais direto, sobre o herói, ainda não é sobre o Jon, até porque sempre achei que iria ser a Dany.

  Diversos povos no mundo de GoT, falam de um guerreiro, com nomenclaturas diferentes porém dentro de uma mesma lenda, esse é Azor Ahai ( Melissandre usa esse termo nos livros). Ele foi um herói da Longa Noite que com sua Ligthbringer destruiu os Outros.

  A lenda :

Quando o mundo estava mergulhado em escuridão Azor Ahai decidiu forjar a espada dos Heróis : Luminífera. Duas vezes ele tentou, e duas vezes a espada quebrou. Ele decidiu forjar uma terceira vez. Este puxou a espada do fogo e espetou no coração da sua esposa Nissa Nissa a espada. O sacrifício dela deixou seu espírito unir-se à espada e criou a Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis.

 A série trata a lenda do Príncipe que foi prometido e Azor Ahai como a mesma história ( Melissandre diz isso ao Jon 6x3) então não tem motivos para tratar as duas teorias como duas histórias diferentes. Apesar da série tratar o Jon agora como Azor Ahai não acho que seja ele. Aqui vou tratar somente de quem eu acho que seja o Azor Ahai, ficaria um post muito longo falando somente de possibilidades.




  Apesar de dividir opiniões, mais até do que o Jon, ser amada e odiada e ter um futuro mais incerto, acho que a Dany seja Azor Ahai ou  o Príncipe que foi prometido, mesmo estando do outro lado do mundo. Ainda assim, independente de qual lado você determine, profecias são armadilhas, ainda mais em Game of Thrones.



Tratando do Príncipe que foi Prometido a condição desse herói é :
- Pertencer a linhagem do Rei Aerys e da Rainha Rhaella.

A Profecia do Azor Ahai :
Quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão se aproximar, Azor Ahai irá renascer em meio a fumo e sal e acordar os dragões feitos de pedra


Ou seja, fazendo uma lista os requisitos para ser esse herói são :

- Renascer entre Fumo Sal, durante a passagem da estrela vermelha.
- Acordar Dragões de Pedra
-Pertencer a linhagem de Aerys e Rhaella
- Deter a Portadora de luz através de um sacrifício. (Luminífera e Nissa Nissa).

  O capítulo em que mais baseio minha teoria é justamente o último capitulo do Guerra dos Tronos, quando a Dany consegue trazer os Dragões ao mundo.

   Para começar o sacrifício, Dany mata o Khal Drogo sufocando-o com uma almofada, e durante o livro e a 1º temporada ficou bem claro que a Dany ama o Khal, ou seja ele seria a Nissa Nissa de Dany. Por algum motivo, Daenerys resolve pegar seus ovos de Dragão - isso é basicamente uma atitude bem insana, fazia uma centena de anos que ovos de Dragão não chocavam, Dany não tem nenhum conhecimento de magia, por mais que o Martin tenha dito que esse foi um evento foi único, é justamente por isso, como uma menina de treze anos que quase não tem conhecimento sobre Dragões toma uma atitude daquela? Daenerys, que nada sabe sobre magia, conseguiu chocar os Dragões, sendo que diversos Targaryens com mais conhecimento do que ela, como o seu tataravô Aegon, o Improvável, ruiu em desgraça nas falhas tentativas? - Até a posição dos Dragões no corpo do Khal não foi feita meramente ao acaso.
 Daenerys X
- Ali - disse ele numa voz abafada. Dany olhou e a viu, baixa, no leste. A primeira estrela era um cometa que ardia, vermelho. Vermelho de sangue; vermelho de fogo; a cauda do dragão. Não poderia ter um pedido um sinal mais forte.


 Que coincidência o Cometa Vermelho passar justamente na hora em que Daenerys resolve fazer o ritual. Vemos três elementos para o A.A : Sal, Fumaça e o Cometa. O sal, foram as lágrimas de Dany antes de entrar na pira, a fumaça veio justamente da pira também, e o Cometa Vermelho que passou durante todo o processo.
  A parte mais problemática disto vem do fato : renascer. Mas se tratando de profecia nem tudo pode-se tratar de forma literal. Não precisa morrer para renascer de fato, há outros significados para esta palavra, como renovar-se, revigorar-se e pode ser bem esse sentido que a profecia queira dizer. Tudo para Daenerys estava perdido até o momento em que ela entra na pira, estava perdida e teria que ir à Vaes Dothraki e ficar lá até sua morte, foi após o ritual que ela resolveu seguir na direção do Cometa (Leste) e chegou à Baia dos Escravos.
 A segunda problemática é justamente a Espada Vermelha ou Luminífera (Ligthbringer), Dany não é uma guerreira e muito menos tem uma espada, porém a tradução exata do termo Ligthbringer seria Portadora de Luz, ou seja, os dragões poderiam ser a Luminífera de Daenerys. ( isso acaba influenciando outra teoria).
   
 Agora vamos para o Capítulo da Casa dos Imortais- LIVRO-( Depois farei um post somente sobre a Casa dos Imortais) :
- Rhaegar diz que o Dragão tem três cabeças. Diz que o Príncipe que foi prometido já tem uma canção. A canção de gelo e fogo.
  Esse é o ponto mais relevante da Casa dos Imortais para nós agora, quando Rhaegar diz que o Dragão tem três cabeças, o Principe terá a ajuda de mais duas pessoas, assim como Aegon e suas irmãs um dia o fizeram. Ou seja terá de ter mais duas pessoas para montar os Dragões. Aí que geram polêmicas : é ou não necessário ter sangue Targaryen  para montar um Dragão?
 Segundo Martin não, o que acontece é que os Targaryen eram os únicos de tinham Dragões após a queda de Valíria, e por uma questão óbvia - Quem entregaria um Dragão de bandeja para uma pessoa qualquer montar ? Os Dragões são poderosos demais para isso. Se entre Targaryen esse controle já era perigoso, a Dança dos Dragões comprova isso, qualquer pessoa poderia gerar um caos.- No caso, eu creio que aí entra as influencias históricas do Martin : A Guerra das Rosas. Ele já revelou que não dará o mesmo final que essa Guerra, mas o principio de unir casas rivais para liquidar um inimigo comum me parece válido.
  Ou seja, o Azor Ahai teria a ajuda de duas casas rivais à dele. Como a linhagem Baratheon está extinta, creio que sejam um representante Lannister e Stark. Por que? Simples, os Stark e Lannister também tem rivalidades entre si, esses três teriam que aprender a conviver juntos, independente das diferenças entre eles, há muito ódio e sangue entre eles. Quem montaria  o Dragão?
  Bem a Dany já foi comprovado que é uma Cavaleira de Dragão, no caso dos outros dois representantes das famílias rivais , pelos Lannister seria o Tyrion ; ele tem uma forte ligação com Dragões, tem diversos sonhos com eles, já pelos Stark, poderia ser o Jon ou Brandon. O Jon ele é meio Stark ( seja filho de Lyanna ou de Ned, isso é um fato) e além disso pode ser sobrinho de Dany, e foi muito importante até o momento nessa luta contra os Outros. O Bran, por ser um Stark, e pelo que o corvo disse : Você nunca mais vai andar, mas vai voar. Contudo acredito que o Dragão esteja destinado ao Snow, mas a teoria sobre as três cabeças do dragão ficará para outro post.

    

Essa foi a minha primeira postagem sobre o Azor Ahai ( achei até que tinha perdido, mas aqui está)

Nenhum comentário:

Postar um comentário